Com o horário de verão, muitas pessoas sentem dificuldade de se adaptar e têm sua produtividade reduzida no trabalho, já outras, são prejudicadas pelas distrações com que se deparam ao longo do dia e que também acabam por afetar negativamente sua produtividade. 
 
Para que isso não ocorra de forma excessiva, confira quatro estratégias para manter o foco no trabalho e alavancar nas entregas e resultados: 
 
-Programe horários para refeições 
 
Se você mantiver horários definidos para almoço e lanches, poderá organizar melhor as tarefas no tempo antes e depois das pausas para refeições. Além disso, essa rotina ajuda a fazer com que o corpo se acostume a sentir fome nos horários determinados e você não se distraia ao longo do horário produtivo por causa da fome. 
 
-Controle seu acesso a emails 
 
Checar a caixa de entrada do email a cada cinco minutos pode te distrair das tarefas que está realizando e até mesmo fazer com que elas não se concluam. Uma boa dica é estabelecer qual a frequência ideal para se atualizar dos emails recebidos, como por exemplo, de uma em uma hora, ou ao finalizar cada tarefa.  
 
-Limite a quantidade de reuniões 
 
Essa dica é pertinente principalmente para gestores e líderes de equipes. Exceder a quantidade de reuniões para além do necessário, desperdiça seu próprio tempo e o de toda a equipe. O ideal é fazer um planejamento da reunião: o que será discutido? Por quanto tempo? Quem são as pessoas essenciais para a realização da mesma? Ao responder essas perguntas, fica mais claro se a reunião deve ocorrer ou ser postergada. 
 
Um outro recurso que possibilita aumentar a produtividade das reuniões é o uso de teleconferência. Dependendo da ocasião, usar um aparato online para se comunicar com outras pessoas pode evitar o desperdício de tempo em deslocamentos, por exemplo. 
 
-Adeque o ambiente de trabalho 
 
É necessário pensar o ambiente de trabalho de forma a evitar possíveis distrações e adequá-lo de acordo com a cultura da empresa. Pode-se, por exemplo, dar preferência a baias um pouco mais altas ou evitar posicionar mesas de frente para janelas, o que para muitas pessoas pode ser uma fonte de dispersão. 
 
Além da infraestrutura, é indispensável que cada funcionário também reflita seu papel nessa estrutura, a fim de criar um ambiente mais produtivo para todos. Desse modo, se eu preciso trabalhar atendendo a várias ligações, posso me policiar para não usar um tom de voz muito alto e, assim, não prejudicar o trabalho dos que estão ao meu redor. 
 
Você já coloca alguma dessas estratégias em prática?