Motivação é aquilo que faz você abandonar a procrastinação e ter a iniciativa de correr atrás dos seus objetivos. No entanto, para que isso aconteça, é preciso passar por três etapas cruciais ao longo desse processo: tomar a decisão de fazer algo, definir o esforço demandado para fazê-lo e manter esse esforço pelo tempo necessário. 
 
Se só de pensar nisso você já sentiu preguiça ou desânimo, essas dicas vão te dar uma mãozinha: 
 
1- Não tenha medo de fracassar 
 
Se você tiver medo de obter resultados ruins, é provável que adie começar uma tarefa. Porém, é melhor tentar realizá-la e, caso caia no erro, buscar uma resolução, do que simplesmente não fazer, já que isso pode ter consequências negativas para sua vida profissional. Pense nisso e assuma o risco. 
 
2- Concentre-se mais na tarefa do que no tempo necessário para fazê-la  
 
Caso perceba que determinada tarefa pode demandar muito do seu tempo, é possível que se sinta desestimulado a cumpri-la. Sendo assim, o ideal é focar no que é necessário fazer e começar a pôr a mão na massa, sempre tendo em mente o seu progresso até alcançar o objetivo. Dessa forma, o passar do tempo deixará de ser uma preocupação, para ser apenas uma consequência. 
 
3- Planeje seu dia, crie uma lista de afazeres 
 
Já começou o dia com preguiça? Deixá-la dominar pode mandar toda sua motivação embora. Para evitar que isso aconteça, planeje seu dia. Escreva uma lista de todas as tarefas que precisa realizar e as distribua pelo tempo que tem disponível.  
 
Para entrar no ritmo, é possível também utilizar o método de contagem regressiva. Conte de 10 a 0 e dê o primeiro passo na realização de sua tarefa, por menor que seja ele. O importante é tomar a iniciativa. 
 
4- Livre-se de comprometimentos desnecessários 
 
É normal ter muitas coisas para fazer em um mesmo dia. No entanto, se tentarmos nos dedicar a todas de uma só vez, dificilmente elas terão conclusão. Portanto, reflita quais são suas prioridades e elimine aquilo que não é essencial no momento.  
 
5- Saiba o que está fazendo e o porquê 
 
Um dos fatores essenciais para manter a motivação é ver propósito no que está sendo feito. Tenha sempre claro para si qual o objetivo final, assim, mesmo quando uma ou outra tarefa parecerem desagradáveis, você lembrará que elas fazem parte do percurso para atingir aquilo que deseja e não desanimará.