O assunto mais comentado do momento, sem dúvidas, é a série Game of Thrones, televisionada pelo canal HBO. Inspirada na obra literária “As crônicas de Gelo e Fogo”, do autor George R.R Martin, a série representa um fenômeno mundial e toda essa repercussão atual é graças à estreia da sétima temporada, que aconteceu no domingo, dia 16 de Julho.

No entanto, o que pouca gente sabe, é que por trás das batalhas épicas, romances, intrigas, deuses e dragões, a série ensina verdadeiras lições sobre o poder e liderança. Com frases memoráveis, muitos dos personagens têm algo importante para te ensinar. Não acredita? Então confira abaixo as principais lições retiradas de GoT:

 

Na vida não existe “Felizes para sempre”

A maioria dos contos insiste no grande e esperado “felizes para sempre”. No entanto, o autor procura expor a história de forma bem realista. Na série, assim como na vida real, você nunca sabe o que pode vir a acontecer. Os “bons” não estão fadados a viver momentos felizes e nem os “vilões” a viver momentos de castigo e remorso. A vida está cheia de reviravoltas e, na maioria das vezes, as coisas não se revelam como esperado ou, ao menos, merecido. Como diria Cersei Lannister, “Na Guerra dos Tronos ou você vence ou você morre”.

 

Não deixe o seu diferencial ser visto como uma fraqueza

Em Game of Thrones, há um grande volume de personagens que são vistos de forma inferior e preconceituosa por algum motivo ou outro. Tyrion, Jon Snow, Bran, Brienne e outros fazem parte dessa lista. Todos eles apresentam algum diferencial, que, aos olhos de terceiros, representam uma fraqueza. Contudo, apesar de serem constantemente rotulados, eles preferem usar suas limitações como um emblema de orgulho. Como Tyrion costuma dizer, “Nunca se esqueça do que você é, pois, o mundo não vai se esquecer. Vista este fato como uma armadura, assim não poderão utilizá-lo para te machucar”.

 

Saiba trabalhar em equipe e entenda a importância disso

Uma vez, o falecido rei Robert Baratheon disse que “O poder é fruto da união”. Um time unido é mais poderoso do que indivíduos que trabalham por si só. Ter uma equipe unida em uma causa é essencial para alcançar os seus objetivos. Daenerys Targaryen só conseguiu chegar a Westeros após formar fortes alianças. Assim como, Jon Snow precisou da ajuda de seus companheiros para conquistar a batalha dos bastardos. Por outro lado, entender a necessidade dos demais é uma qualidade em falta nos Lannister. Os melhores líderes costumam demonstrar confiança, compaixão e esperança.

 

Informação é poder

Um dos personagens mais influentes, com certeza, é o Lorde Varys. Conhecido por saber os segredos de todos, Varys retém o maior poder, o do conhecimento.  Ele, que costumava ser um pedinte, construiu a sua influência com o tempo e passou a contar com os seus “passarinhos”. Apresenta-se como uma ótima inspiração para construir um networking promissor para gerar muitas oportunidades.

 

Planeje a sua carreira e saiba em quem confiar

O lema da grande e famosa Casa Stark é “O inverno está chegando”. Este lema baseia-se basicamente no quanto o planejamento e a preparação são essenciais, não apenas para a sobrevivência, mas também para evitar desastres e conflitos desnecessários. Saber em quem confiar é uma das maiores lições. Na série, Eddard Stark é decapitado por acreditar na pessoa errada. Na vida, é preciso saber quem são aqueles que vão permitir levar a sua carreira um passo adiante.

 

Viva intensamente cada momento

A última lição, e talvez a mais importante, é o termo valiriano Valar Morghulis, que na língua comum significa “Todos os homens devem morrer”. Nós costumamos ver a morte como algo distante. Mas, Game of Thrones demonstra que a morte vem para todos, para os vilões e os mocinhos, para os senhores e as crianças, e, para os ricos e os pobres. Pode ser amanhã, ou pode ser daqui a cinquenta anos, mas todos os homens devem morrer. Então, enquanto estão vivos, faça cada momento valer. Faça o que você gosta, cultive tempo com seus entes queridos e seja grato.