Procurar o primeiro emprego pode ser uma tarefa assustadora. Além de precisar se esforçar para mostrar todas as suas qualidades, você ainda pode acabar precisando disputar a sua vaga com pessoas que tenham mais experiência. Para chegar na hora H preparado, confira as nossas dicas:

 

  1. Defina bem o seu objetivo

Em sua entrevista procure mostrar o que realmente você quer, seja você mesmo, sincero e transparente. Já que você não possui experiências anteriores é bom reforçar sua motivação, empenho e determinação para conquistar o primeiro emprego.

  1. Pense na sua qualificação

Não é porque você não trabalhou em outros lugares que você precisa chegar completamente cru (aliás, nem deve). Procure pensar em experiência pessoas e acadêmicas que foram relevantes. Trabalhos em grupo, monitoria, um momento pessoal onde você se superou. Tudo isso pode contribuir e te qualificar para a área em que você está procurando uma vaga. Cursos e workshops também contam.

  1. Vagas temporárias e estágios

Ambas podem ser seus melhores amigos. Em geral, vagas temporárias têm mais flexibilidade na hora de serem preenchidas, portanto, têm mais chances de aceitar pessoas com menos experiência. Ao mesmo tempo, conseguir emprego temporário pode te ajudar a aumentar suas habilidades em determinada área, além de tornar o seu currículo mais atrativo para o recrutador. Já no estágio, sua carga horária é mais reduzida e você poderá continuar focando na faculdade. Além disso, na maioria das vezes, o principal objetivo da empresa é desenvolver este estagiário para ocupar posições efetivas após a formatura.

  1. Ampliar a rede de contatos

Colegas de sala, professores e amigos podem ser o início de uma boa rede de contatos profissionais e um excelente começo para você buscar empregos.

  1. Seja persistente

Não desanime, mesmo! Apesar de clichê, a verdade é que você só tem chance de ouvir um “sim” se você continuar tentando. Não deixe que a insegurança te impeça e tenha em mente que todos começaram de algum lugar.