Todas as pessoas que estão em busca de estágio ou trainee já passaram ou vão passar por uma dinâmica de grupo, com raras exceções. Esse é um momento temido por muitos candidatos por envolver questões como “sque vou me destacar?” e “o que está sendo avaliado?”. Para evitar o nervosismo nesse momento, há alguns cuidados que deixarão você pronto para encarar essa etapa:

Prepare-se com antecedência

Antes de ir para a dinâmica de grupo, estude a empresa, tenha em mente respostas para perguntas triviais como “qual a sua principal qualidade?”, escolha uma roupa adequada à vaga pleiteada e chegue ao local cerca de quinze minutos antes do horário marcado para se adaptar ao ambiente.

Participe das atividades

No momento da dinâmica em si, os recrutadores buscam avaliar quais candidatos possuem as qualidades mais compatíveis com o perfil desejado. Portanto, é necessário que o candidato se envolva nas atividades propostas, demonstrando suas características pessoais.

Por mais tímida que a pessoa seja, se não houver um esforço em quebrar essa barreira e participar, o recrutador nada terá para avaliar, deixando-a mais longe de conseguir a vaga.

Seja você mesmo

Criar um personagem, ou tentar agir de acordo com um perfil ao qual você não atende, pode botar tudo a perder. Como não há certeza sobre qual é o perfil buscado, talvez você atenda a esse perfil, mas ao tentar demonstrar aquilo que você não é, perca a vaga, ou quem sabe essa estratégia até ajude a consegui-la, porém, ao assumir o novo cargo, as competências demonstradas serão cobradas e se você de fato não as possuir, corre novamente o risco de perder a vaga.

Tenha atenção ao grupo

Vale lembrar que o propósito é fazer os candidatos trabalharem em equipe, desse modo, saiba ouvir as opiniões dos outros e demonstrar a sua sem causar maiores conflitos, para que juntos consigam chegar a soluções para as tarefas propostas. Uma postura de liderança também é bem vinda, mas é necessário atenção à linha tênue que a separa do autoritarismo

Ao final da dinâmica de grupo, independente de qual for o resultado, lembre-se de manter a autoestima alta. Caso você não conquiste a vaga, não significa que outros foram melhores, apenas que talvez o seu perfil não era o buscado naquele momento ou o mais compatível para aquela vaga. Não desista até encontrar a vaga correspondente ao seus pontos fortes 😉