Como desenvolver uma equipe

Como desenvolver uma equipe

Fortalecer o trabalho em equipe nas organizações sempre contribui para aumentar a união, a produtividade e a satisfação dos funcionários. Estabelecer metas, definir os papeis e responsabilidades de cada um, realizar reuniões regulares e organizar atividades sociais são maneiras eficientes para desenvolver a sinergia da equipe. Hoje, vemos que existem oportunidades para todas as áreas, porém o mercado nunca foi tão exigente quanto a qualidade e profissionalismo.
É nesse momento que se destacam os líderes. Para a consultora da Clave, Amanda Lomonaco, mais do que um direcionamento, os gestores precisam mostrar o caminho. “A liderança não é instituída por um cargo. Ela não é imposta e requer responsabilidade sobre pessoas e não sobre tarefas. Um líder deve ser o exemplo, não diretivo, mas incentivador. Deve ter a capacidade de inspirar sua equipe, influenciando sem autoridade, engajando e promovendo o compromisso. O resultado só será melhor se as pessoas se desenvolverem e o líder é corresponsável por este desenvolvimento. O líder deve ser o gestor da mudança, um agente mobilizador. É fundamental que ele tenha uma boa comunicação com a equipe para que consiga transmitir e alinhar os objetivos estratégicos da organização, posicionando as pessoas na direção certa. A capacidade de avaliar e promover feedbacks eficazes são fatores chaves para o sucesso da equipe”, explica Amanda.
Manter as ideias alinhadas e os objetivos definidos facilitarão enxergar pontos fortes e fracos de cada membro do time. Assim, as funções e deveres poderão ser destinados de acordo com as qualidades, o que irá melhorar o resultado e otimizará tempo. Abaixo listamos alguns pontos importantes neste processo:
1) Confie na equipe e delegue responsabilidades
Uma maneira de fazer com que a equipe se desenvolva positivamente é delegar algumas funções desafiadoras e que demandem confiança. Distribuir metas em que todos precisem se engajar em prol do resultado é uma estratégia que vai exigir dedicação e competências de todos os membros. Mostre que valoriza o que é produzido, ofereça a oportunidade de executar trabalhos com alguma liberdade criativa. Assim, você terá a oportunidade de observar do que são capazes e até se surpreender.
2) Envolva a equipe na tomada de decisões
Mostrar que se importa com a opinião e sugestão do seu time é uma maneira de transmitir confiança e que valoriza o trabalho que eles estão realizando. Envolver os membros da empresa mostra que a visão de todos é importante e, além disso, é uma maneira de mostrar o que acontece na instituição e, assim, ninguém fica no escuro, sem saber pelo que desempenham determinadas funções.
3) Reconheça os bons e maus trabalhos
Se seu time desempenhou um bom trabalho faça elogios e demonstre aprovação às tarefas executadas. A atitude fará com que eles se sintam motivados e confiantes. Porém, quando algo não vai bem e não corresponde ao desejado, aborde os membros da equipe e explique que o produto entregue não correspondeu com as expectativas e que precisarão melhorar.
4) Dê feedbacks e avalie a equipe com frequência
Ao avaliar a forma como seu funcionário vem desempenhando seu trabalho, seja justo, honesto e objetivo. Isto significa que ele tem o direito de saber se seu trabalho está de acordo, ou não, com as expectativas da empresa. Sempre que possível, deixe todos alinhados e informados sobre o que está bom e em que podem melhorar.
Sobre feedback, Amanda Lomonaco explica que ele é uma importante ferramenta de desenvolvimento e deve ser usada de forma frequente. “A forma como o feedback é dado é muito importante. Estabelecer uma relação de confiança é fundamental. O gestor deve se preparar para este momento. É imprescindível que ele adeque a forma às características de cada profissional, mas o mais importante, em todos os casos, é que seja dado de forma respeitosa, individual e sempre baseado em exemplos claros e concretos”.
5) Clareza é fundamental
O dono tem todo seu ideal, metas e sabe como funciona seu negócio. Já possui os processos e operações definidas em sua cabeça, mas os funcionários estão alinhados com os métodos? Suas tarefas e obrigações estão claras? As perguntas certas precisam ser feitas para que todos estejam de acordo com o exercício que deve desempenhar. Seja claro e procure manter a equipe sempre antenada as mudanças e acontecimentos internos.
“Em primeiro lugar, o líder deve ser o exemplo e garantir que as informações, conhecimentos e aprendizados sejam compartilhados. Deve, inclusive, garantir que a comunicação se dê forma efetiva. É importante estimular que todos sintam-se corresponsáveis pela realização dos objetivos comuns. O gestor deve desenvolver com a equipe múltiplos canais para interagir e prover todos de informações, levando em consideração os diferentes estilos de aprendizagem de cada um. Um ponto fundamental é que tudo isso só acontece, efetivamente, quando há um ambiente no qual as pessoas sintam confiança de que podem se expressar livremente e que suas contribuições são valorizadas”, conclui Amanda.

Deixe uma resposta