Como fazer um currículo diferenciado para o mercado

Como fazer um currículo diferenciado para o mercado

Artigo escrito por Clara Nunes, consultora da Clave
Elaborar um currículo de impacto requer mais que simplesmente expressar no papel as suas qualificações profissionais. Ele, na verdade, deve funcionar como sua “propaganda”, retratando de forma fiel as melhores passagens da sua carreira, seus principais resultados, formação, cursos complementares, visando com isso prender a atenção dos recrutadores e fazê-los ter a máxima atenção ao que virá depois.
A primeira dica é fazer um apanhado de tudo o que você quer passar para os recrutadores e anotar as principais informações que devem estar no seu resumo. Abaixo, seguem dicas de como estruturar seu resumo e o que deve estar em cada trecho:
1) Informações Pessoais
2) Resumo Profissional
3) Objetivo
4) Formação Acadêmica
5) Idiomas
6) Histórico Profissional
7) Informações Complementares
1) Informações Pessoais
Coloque seus dados pessoais como nome completo, endereço constando o bairro, email, telefone de contato, telefone de recado. Quanto a inserção de foto, só deve ser colocada se a empresa exigir e se for um diferencial para a vaga.
2) Resumo Profissional
Comece o texto falando um pouco sobre você, faça aqui seu marketing pessoal. Faça um breve resumo das características mais marcantes do seu perfil profissional, dê ênfase nas principais passagens da sua carreira, valorize os principais atributos que pode oferecer ao mercado.
Ex: “Profissional com 10 anos de experiência na área de Engenharia Civil, graduado pela UFRJ, com pós-graduação no IBMEC, vivências em diferentes mercados como Óleo e Gás, Varejo…., inglês fluente, espanhol intermediário, vivência internacional, etc”
3) Objetivo
Este tópico funciona como a “espinha dorsal” do seu currículo, que irá definir qual a sua área de interesse, permeando todas as atividades listadas abaixo, que devem estar relacionadas a este objetivo. O objetivo deve ser realmente sucinto, sem considerar competências comportamentais neste descritivo. Coloque sempre a sua área de interesse e a sub-área se houver. Ex: “Atuar na área de Recursos Humanos (recrutamento e seleção / treinamento e desenvolvimento)
4) Formação Acadêmica
Mencione aqui suas informações acadêmicas (curso, instituição, data de conclusão), procurando coloca-las em ordem decrescente, isto é, do mais atual para o menos atual.
5) Idiomas
A dica neste tópico é ser verdadeiro quanto ao nível sua fluência no idioma (básico, intermediário, avançado ou fluente), não sendo necessário explicitar os cursos que realizou.
6) Histórico Profissional
Certamente é uma das partes mais importantes do seu currículo. Comece descrevendo aqui o nome da sua empresa, qual o segmento que ela atua, tempo de permanência. Em seguida, coloque o nome do seu cargo e quais as atividades que você executa (procure utilizar um texto narrativo neste caso). Por último, no último parágrafo, vale destacar quais foram os principais resultados alcançados na organização.
7) Informações Complementares
No último tópico do currículo colocamos as informações complementares, com cursos, intercâmbios, viagens a trabalho, etc.

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