Marca pessoal: seu produto é você!

Marca pessoal: seu produto é você!

Construir uma marca pessoal é cuidar da sua reputação profissional. É um exercício fundamental para quem está iniciando a carreira ou para quem busca consolidar-se no mercado. Investir na sua marca pessoal pode contribuir para o reconhecimento da sua imagem, aumentando a relevância do que você faz ou diz sobre a sua área de atuação.

criando-sua-marca-profissional
O gerenciamento da marca pessoal possibilita que você destaque seus principais atributos e os utilize de forma consciente no processo de comunicação e percepção com o mercado. No entanto, é importante que esse processo seja feito de forma autêntica. Construir uma marca pessoal é diferente de criar um personagem. O ideal é identificar os pontos da sua personalidade que tem maior conexão com as suas pretensões de carreira e criar formas e mecanismos de “jogar luz” sobre todos eles.

Se você nunca pensou sobre construir e gerenciar a sua marca pessoal, a hora é essa. Anote estas dicas para começar a fazer isso ainda hoje:

1) Conhecimento

Consuma e produza conteúdos sobre temas que sejam relevantes para o seu mercado de atuação. É importante que o quem está conectado profissionalmente com você (ou que pessoas do seu mercado) percebam que você detém conhecimento e  se atualiza sobre essas questões.

2) Network

Mantenha suas redes de contatos ativas, seja em eventos presenciais ou por meio das redes sociais. Construir e alimentar relações profissionais pode ampliar suas oportunidades.

3) Visibilidade

Mostre o que você anda fazendo profissionalmente. Deixe que as pessoas vejam você em ação, conte a elas sobre os novos projetos nos quais você está trabalhando e mostre seus resultados.

4) Contribuições

Amplie a sua marca pessoal comentando conteúdo de outras pessoas do mercado – especialmente as grandes referências. Fale o que pensa, mostre um ponto de vista inovador, provoque reflexões no autor e em seus seguidores.

Este post tem 2 comentários

Deixe uma resposta