Dicas para deixar seu perfil no LinkedIn mais atrativo para os Recrutadores

Dicas para deixar seu perfil no LinkedIn mais atrativo para os Recrutadores

O LinkedIn é uma rede de contatos e hoje é uma das ferramentas mais acessadas pelos recrutadores na busca por profissionais que atendam aos requisitos das posições disponíveis em suas organizações.

Essa rede social possibilita ao profissional trabalhar seu marketing pessoal, networking e, também, conseguir possibilidades de negócio.Atualizar suas informações e deixá-las mais atrativas, é a chave para ter mais acessos, e o melhor, é muito simples e pode ser feito em poucos minutos.

Você deve estar se perguntando, o quanto isso é realmente importante. Vamos lá: 9 entre 10 recrutadores usam o LinkedIn para encontrar candidatos e 75% dos gestores visualizam o perfil do LinkedIn no momentode decidir pela contratação.

Abaixo você confere cinco dicas rápidas para deixar seu perfil mais atraente:

  • Acrescente uma foto profissional que esteja alinhada com seus objetivos de carreira e pela qual as pessoas lhe reconheçam instantaneamente

Sua foto além de ajudar as pessoas a lhe reconhecerem, dá legitimidade para o seu perfil. Portanto, não ignore esta etapa. Não se preocupe em fazer uma superprodução, uma selfie feita pelo próprio celular já é o suficiente para atualizar a foto do seu perfil.

Lembre-se: Seu futuro empregador verá sua foto, portanto vista-se adequadamente (não é necessário vestir um terno, mas sim algo com o que se sinta confortável para ir trabalhar). Importante, nada de animais de estimação, parentes ou amigos na foto! Pense na imagem que quer transmitir para quem acessa sua rede.

Membros do LinkedIn que tem uma foto no perfil recebem 21 vezes mais visitas e 36 vezes mais mensagens. Isso significa que você tem muito mais chances de ser encontrado por recrutadores e, consequentemente, de conseguir um emprego.

  • Destaque sua formação e as experiências relevantes que você teve até então

Sua formação acadêmica e os tópicos que você domina mostram quem você é e o que você sabe. Além de sua faculdade e área de graduação, você também pode adicionar cursos e projetos extras, honras e prêmios que tenha recebido e muito mais.

Caso não tenha muitas experiências profissionais, não se preocupe, você pode escrever sobre seus projetos acadêmicos relevantes, artigos ou até mesmo trabalhos autônomos que estejam em linha com seu objetivo de carreira.

Para iniciantes no mercado de trabalho, você pode citar empregos part time, empregos de verão (summer jobs), estágios e trabalhos voluntários. Essas experiências serão importantes para evidenciar algumas de suas habilidades para potenciais empregadores.

Caso você seja um profissional mais experiente, destaque as melhorias que conseguiu implementar em cada organização e o quanto foram relevantes para os resultados da sua empresa.

Afinal, resultados palpáveis mostram o quanto você consegue aplicar no dia a dia boas práticas de mercado.

  • Destaque suas habilidades para que outras pessoas possam lhe endossar e recomendar

Seja em cursos ou através de experiência de trabalho, você sem dúvida ganhou algumas habilidades relevantes para sua carreira ao longo do tempo.

Não se preocupe se você não é um programador experiente ou um mago do marketing. Habilidades comportamentais como: facilidade para se comunicar, pensamento crítico e trabalho em equipe, são tão importantes quanto experiências.

Certifique-se de adicionar as principais habilidades que você deseja que sejam reconhecidas para o seu perfil. O próprio LinkedIn destacará elas para que as pessoas certas possam recomendar.

Além disso, solicitar recomendações para colegas de trabalho ou líderes, sejam atuais ou anteriores, é interessante para que os recrutadores e gestores possam identificar como essas habilidades afetaram positivamente sua performance naquela organização.

  • Customize sua Headline e use seu resumo para dizer quem você é

Para ser encontrado é muito importante que você esteja com a sua headline atualizada, pois a lógica booleana usada pelos recrutadores para encontrar os perfis, irá acessar esse campo. Então, nele indicamos que você coloque seu cargo atual ou proposto, além de palavras chaves correlacionadas a sua área. Exemplo: Scrum Master | Product Owner | Analista de Negócios | Analista de Requisitos |

Já em seu resumo, seja criativo! Mostre um pouco de personalidade e diga o que te apaixona profissionalmente. A seção Sumário é o local perfeito para isso. Exiba de maneira concisa suas qualificações, habilidades, objetivos e o que lhe torna uma pessoa única.  Não tenha medo de ser entusiasmado e corajoso.

  • Mantenha seu perfil atualizado e interaja com sua rede

Mantenha seu perfil no LinkedIn atualizado, afinal essa rede não é um banco de currículo. E para ser visto frente aos potenciais empregadores, se faça interessante realizando postagens regulares, compartilhando artigos relevantes e escrevendo sobre assuntos que você domina.

Observe quem está lendo suas atualizações. Isso pode te aproximar de pessoas importantes para sua carreira e pode aumentar sua influência e networking na rede.

Conecte-se com frequência para verificar mensagens e conversas que recrutadores possam ter iniciado. Mostre-se disponível!

# Dica Bônus:

SSI significa Social Selling Index (em português IVS que significa Índice de Vendas Sociais) um índice criado pelo LinkedIn que funciona como um indicador que mede a sua capacidade de se “vender” no LinkedIn, avaliando a eficácia da sua atividade na rede social.

Para analisar o seu SSI, basta logar no LinkedIn e acessar https://linkedin.com/sales/ssi.

Além dessas dicas, é fundamental que você trabalhe seu AUTOCONHECIMENTO. Se conhecer é a melhor estratégia na busca de recolocação. Afinal, entender sobre seus pontos fortes e vulnerabilidades irá te ajudar a encontrar um trabalho com o qual se identifique.

Para continuar sua jornada, separamos estes artigos do nosso blog que vão te ajudar nesse processo:

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Ingrid Emerick

É psicóloga, Head of Talent Acquisition and Talent Management da Clave Consultoria, atua há mais de 15 anos em projetos nacionais e internacionais de Atração e Seleção. Especialista em mapeamento de perfil, para apoiar as empresas em suas tomadas de decisão mais assertiva.

Katharine Dias

É Consultora de Recursos Humanos na Clave Consultoria, atua em Atração & Seleção e Assessment. Graduada em Administração de Empresas e certificada na ferramenta DISC pelo E-Talent. Experiência em multinacionais e empresas nacionais, atuando com mapeamento de profissionais.

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