Networking: o que fazer para manter sua rede ativa e crescente

Networking: o que fazer para manter sua rede ativa e crescente

Criar uma rede qualificada de contatos é fundamental para manter as portas abertas para novas oportunidades de trabalho. Quem almeja crescimento na carreira ou quem está em busca de uma vaga deve ficar de olho em formas eficientes de estreitar relacionamentos com outros profissionais do seu mercado. Mais importante ainda é fazer com que essa rede vá além dos seus colegas de trabalho. Tornar o networking um hábito pode expandir suas relações – e também suas chances de ser lembrado para uma oferta de emprego.

Anote algumas dicas para incluir o networking na sua rotina:

1) Apareça! Participe de eventos do seu setor

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– Acompanhe sites, blogs, publicações e pessoas de referência do mercado em que você atua para manter-se atualizado sobre feiras, congressos, seminários e outros encontros do seu setor. Os eventos são o melhor lugar para ampliar o seu networking.

– Seja criterioso e selecione bem os eventos dos quais vai participar. Avalie o palestrante, a instituição que está organizando e se o evento tem algum propósito para o seu desenvolvimento profissional.

– Defina uma periodicidade que, ao mesmo tempo, seja confortável para você e faça com que você tenha uma rotina de participação em eventos. Isso é importante para que evitar que as participações sejam adiadas e você acabe indo a menos eventos do que poderia.

2) Faça seu marketing pessoal

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– Uma vez no evento, abandone a timidez e fale com as pessoas. Lembre-se que, além de desenvolvimento profissional, seu objetivo em estar naquele espaço é ampliar sua rede de contatos. Afinal, esse é o significado do networking!

– Tenha um cartão de visitas, seja do seu emprego atual ou apenas com os seus dados profissionais. Há quem prefira ter os dois para ter a opção de distribuir o que for mais conveniente, dependendo do evento ou da pessoa.

– Investir na sua marca pessoal pode ser um diferencial. Quando seus novos contatos procurarem mais informações sobre você, eles podem ser surpreendidos por conteúdos relevantes em suas redes sociais, por exemplo.

3) Use o social networking com sabedoria

– Ao retornar dos eventos, não esqueça de enviar um e-mail aos seus novos contatos. Envie mensagens individuais, retomando pontos relevantes da conversa que você teve pessoalmente com cada profissional e se colocando à disposição para manter contato sobre aquele ou outros assuntos.

– Bom senso é imprescindível na hora de adicionar novos contatos nas redes sociais. Adicione somente aquelas pessoas que vão se lembrar de você quando receberem a notificação da rede social. Caso você não tenha qualquer relação com a pessoa, exceto o contato que fizeram no evento, adicione apenas no LinkedIn.

– Use as redes sociais para divulgar que você está ou esteve em um evento. Os seus “antigos” contatos podem gostar de saber que você se mantém atualizado e também é uma forma de construir a sua marca pessoal.

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