Como dizer ao seu chefe que você tem muito trabalho?

Como dizer ao seu chefe que você tem muito trabalho?

A sensação de cansaço mental e de estar trabalhando mais do que pode faz parte do seu cotidiano? Trabalhar além da sua capacidade pode trazer consequências ruins para o seu desempenho e, pior, para a sua saúde. Então, como dizer ao seu chefe que você tem muito trabalho? Ninguém quer parecer “preguiçoso” ou que não sabe atuar em equipe. Como proteger sua imagem enquanto você diz como realmente se sente?

Por que temos dificuldade em falar?

Primeiramente, você se preocupa com o fato de que, caso diga algo, vá perder seu emprego. Em segundo, é uma tendência natural pensar “não devo estar dando conta, porque não estou trabalhando o suficiente”. No entanto, aceitar essas condições sem questionar ou expor seu lado pode trazer consequências piores. Quando você se compromete com mais do que poderia (por ser ambicioso ou por querer impressionar seu chefe) você pode acabar tendo problemas na entrega da demanda e, então, passando a mensagem de que não é confiável.

Se dê um tempo

Sentir-se alarmado ou com muito trabalho não faz de você um “subempregado”. Não se julgue tão duramente, porque a maioria das companhias está tentando fazer “mais com menos”, o que significa que, em geral, há mais trabalho do que tempo para fazê-lo. Se você é um funcionário com boa performance que, ocasionalmente, recusa um pedido ou pede uma revisão de prazo não significa que você é preguiçoso e nem reflete mal no seu trabalho. Na verdade, dizer “não” de tempos em tempos aumenta a sua credibilidade. Os chefes querem que você fale o que está sentindo.

Procure aconselhamento e apoio

Quando você se sentir muito ocupado pode ser útil pedir a ajuda de alguém de fora. Mostre seus projetos e obrigações a um colega de confiança e peça para ele dar uma opinião honesta se acha que é demais para uma única pessoa. Você também pode pedir aconselhamento ao seu chefe e coaching sobre estratégias para lidar com o excesso de trabalho. Pedir orientação ajuda você a esclarecer suas expectativas e a trabalhar com mais eficiência.

Forneça soluções

Ter um conversa sincera com o seu gerente sobre a sua carga de trabalho requer uma boa mentalidade e bom planejamento do diálogo. Um bom passo é começar a conversa traçando os objetivos compartilhados da organização, para assegurar vocês estão na mesma página. Depois disso, diga o que está atrapalhando e procure ser o mais específico possível.
O próximo passo é o mais importante: ideias para solucionar a questão. Você pode, por exemplo, sugerir que certas tarefas sejam feitas trimestralmente em vez de mensais, que os colegas participem para ajudá-lo em um determinado projeto, ou que a organização contrate uma pessoa temporária para aliviar a carga.

Estabeleça prioridades

É excruciante a sensação de já ter muitas tarefas e receber mais uma do seu chefe. No entanto, muitas vezes eles lhe atribuem trabalhos sem saber exatamente quanto tempo uma tarefa leva para ser executada. Você deve responder explicando o que está em seu a fazeres e, em seguida, perguntar: “Qual destes é mais crítico? Como devo priorizá-los?”.

Mantenha seus colegas de trabalho próximos

Dizer ao seu chefe que você está sobrecarregado nem sempre surte o efeito desejado. Portanto, quando o patrão não está disposto a fazer mudanças avise a seus colegas de trabalho que você está se sentindo inundado. Se seu chefe não lhe der uma “folga”, eles podem te ajudar com isso.

(*Com informações de Harvard Business Review)

Este post tem 2 comentários

Deixe uma resposta