4 passos para tornar a sua equipe mais produtiva e eficiente

4 passos para tornar a sua equipe mais produtiva e eficiente

Todo bom líder busca manter a sua equipe produtiva e eficiente. Contudo, muitas pessoas demoram a entender que uma gestão que gera resultados não significa uma gestão rígida. Ao contrário, a melhor receita para o sucesso da sua equipe é justamente engajar seu time para que ele apresente um bom desempenho. Uma pesquisa realizada pela Aon Hewitt, com 400 mil funcionários de 258 organizações aponta que um colaborador desmotivado e sem compromisso com seu emprego pode custar mais a empresa. Ou seja, um funcionário feliz produz mais.

Para entender a melhor forma de garantir o engajamento da sua equipe confira as nossas dicas:

1. Identifique e solucione os problemas

O primeiro passo para garantir a produtividade e eficiência da sua equipe é identificar e solucionar questões prejudiciais à empresa. Excesso de faltas, atrasos na entrega das atividades e questões entre colaboradores são problemas recorrentes na maioria das firmas. Como um bom líder, você pode conversar com a sua equipe para descobrir a causa de cada problema. Reúna-se com o grupo para definir objetivos e prazos de entrega e, também, para esclarecer que certas atitudes entre eles não são aceitas e resultam em punição.

2. Encare as mais diversas situações com clareza

É preciso ter responsabilidade e focar na ação dos seus funcionários. Para isso, busque direcionar a sua energia para resolver, em primeiro lugar, o que é mais urgente. Prontifique-se a contribuir para a melhoria da situação, tentando controlar o problema para que ele não afete a vida pessoal. Crie uma condição de trabalho mais favorável ao priorizar os pontos mais críticos para contornar e reverter os problemas.

3. Desenvolva ações motivacionais

Promova um ambiente agradável para trabalhar todos os dias, permitindo que as pessoas interajam. Estimule o aprendizado, incentivando que cada colaborador mantenha seus conhecimentos atualizados. Realize feedbacks, criticando quando necessário e elogiando sempre que merecido. Pequenas pausas para relaxar também podem gerar uma maior motivação para trabalhar.

4. Valorize o seu time

Sempre que possível, reconheça o trabalho dos colaboradores com aumentos salariais ou elogios em público. Delegar tarefas e pedir conselhos são atitudes importantes para fazer você ganhar a confiança da equipe. Desenvolva relações saudáveis e procure se manter por perto. Pratique gestos de agradecimento para cativar a lealdade dos colaboradores e, principalmente, para crescer como líder.

Este post tem 2 comentários

Deixe uma resposta