6 Passos para se tornar confiante no seu trabalho

6 Passos para se tornar confiante no seu trabalho

Uma coisa é certa: o mundo dos negócios requer certa dose de confiança. E é comum que a nossa segurança diminua à medida que cometemos alguns erros ou que cresça à medida que alcançamos bons resultados. Além disso, ter confiança no modo de agir é uma forma de inspirar, mobilizar e de engrandecer a autoestima. É o nosso nível de confiança que regula as nossas reações às críticas, às decisões, bem como a nossa capacidade de enriquecer conhecimento e ao nosso rendimento ao longo do dia.
A segurança em nós mesmos, dentro e fora do ambiente de trabalho, é imprescindível, e como qualquer outra habilidade, a confiança se aprende e precisa ser exercitada. Por isso, confira quais são os passos diários que você pode seguir para se sentir mais confiante no seu ambiente profissional:
 

  1. Não tenha medo de se expor!

Não se acanhe na hora de expor as suas ideias. A falta de confiança muitas vezes é responsável por impedir que você fale o que realmente pensa. Ser ouvido é importante para que você possa trazer boas sugestões para equipe e se integrar melhor ao time, acompanhando as reações ao seu ponto de vista e se ajustando conforme o necessário.

  1. Vá além da sua zona de conforto!

A zona de conforto está totalmente atrelada à confiança. Desafie-se de forma constante para que você não se sinta estagnado e rodeado de dúvidas e inseguranças. Estar aberto ao novo e ao desconhecido somará pontos em sua base de conhecimentos e habilidades.

  1. Afaste-se das sensações ruins!

O estresse e o nervosismo em relação ao trabalho limitam a sua criatividade, reduzem a sua capacidade de processar informações complexas e atrapalham suas emoções e o seu desempenho diário. Por isso, quando se sentir assim, cuide da sua saúde. Arranje tempo para se exercitar e descansar. O seu corpo precisa estar fisicamente pronto para enfrentar desafios!

  1. Cultive a si e ao seu time!

Antes de cultivar os outros, cultive a si! É difícil se sentir confiante se alguém te critica, mas é pior ainda se a pessoa negativa é você. Trabalhe para saber reconhecer suas próprias qualidades e as da sua equipe. Isso vai te ajudar a não se afastar das pessoas (ou fazer com que elas não se afastem de você). Assim, você poderá estabelecer contatos para alcançar ajuda ao tomar decisões sobre as oportunidades que surgirem. Sabendo que há pessoas que te apoiam e irão te ajudar em caso de fracasso, você se sentirá mais disposto a assumir riscos!

  1. Faça o trabalho de casa!

Construir autoconfiança é um processo a ser aprendido e trabalhado diariamente. Acompanhe as últimas notícias sobre o seu setor e o departamento em que atua. Leia mais livros, assista a mais palestras e participe de mais seminários. Se você tem uma tarefa difícil pela frente, prepara-se e pratique mentalmente. A confiança cresce quando você age sobre o que sabe.

  1. Seja grato e sorria! 

Comece o dia agradecendo as suas conquistas e pensando a respeito das suas motivações e objetivos de vida. Assim, você tenderá a sorrir mais.  Adicione a sua energia e bom humor às relações com os colegas de trabalho para que eles possam notar a sua atitude e retribuir com gentilezas. A confiança está refletida nesses pequenos aspectos.

Deixe uma resposta