Primeiro emprego: Conheça os principais erros e saiba como evitá-los

Primeiro emprego: Conheça os principais erros e saiba como evitá-los

Pode ser assustador, mas, em algum ponto da vida, todos vão passar por esse momento: o primeiro emprego. A experiência no desempenho da função é algo que só o tempo traz. No entanto, entender o funcionamento da empresa e obedecê-lo são atitudes que você pode (e deve) colocar em prática desde o seu primeiro dia. Respeito e crescimento serão consequência de um trabalho bem feito, por isso, fuja dos deslizes!

Listamos aqui alguns erros que, mesmo parecendo banais, podem custar o seu emprego. Confira:

Não pesquisar sobre a empresa.
Antes mesmo de participar de uma entrevista, é importante que você pesquise e estude a respeito da empresa. A organização em questão possui uma cultura e história que devem ser respeitadas.  Assim, é possível ter uma melhor visão do por que e como as coisas funcionam ali dentro. Esteja sempre atento ao seu comportamento e atenda às instruções que lhe foram dadas.

Mau comportamento e posicionamento.
Alguns maus comportamentos podem ser fatais para a sua permanência na empresa. A impontualidade, vestimenta imprópria, linguajar vulgar, constante uso do celular e brincadeiras inoportunas no trabalho devem ser corrigidas. É preciso se mostrar responsável. Chegue na hora combinada, não atrase entregas, observe e perceba qual é a conduta em relação a vestimentas, tenha cuidado com a forma com que você fala e não perca tempo no com o celular para garantir uma imagem de credibilidade.

Vergonha de expressar sua opinião e/ou de pedir feedback.
Apesar de não possuir experiência, é importante se expor no ambiente de trabalho. Não tenha medo ou vergonha de dividir ideias, opinar ou questionar. O retorno sobre o trabalho pode vir espontaneamente da chefia ou a pedido do colaborador. Peça feedback ao seu gerente. Isso o ajudará a saber onde deve melhorar e o que deve fazer.

 

primeiro-emprego-principais-erros


Não se esforçar para aprender e demonstrar falta de interesse.

Uma empresa não espera toda a experiência do mundo de um funcionário em seu primeiro emprego. Mas, o seu esforço e desempenho são as maiores expectativas da organização. Mesmo que não sejam as suas tarefas favoritas, elas são parte de um processo, e sua disposição em executá-las da melhor forma possível mostra engajamento e maturidade. Mostre que você está interessado em aprender para que as pessoas vejam que você é um colaborador disposto a se desenvolver e crescer.

Ser individualista.
As empresas não procuram funcionários, e sim colaboradores.  Ajude sempre que for solicitado. Não se mostre independente e não se feche. Uma organização precisa do trabalho em equipe e participação conjunta de todos os colaboradores. O bom relacionamento com os colegas e os superiores é a chave para uma equipe mais produtiva.

Este post tem 2 comentários

Deixe uma resposta