6 dicas para conseguir a vaga de estágio que você está esperando

6 dicas para conseguir a vaga de estágio que você está esperando

O momento de buscar um estágio pode ser crucial para jovens e adultos. É importante estar preparado para processos de avaliação e também direcionado para a vaga certa. Através de algumas atitudes tomadas antes e durante a busca por estágio, é possível encontrar a vaga almejada e ainda evitar desconfortos como a tensão ou a falta de experiência.
Quer saber como isso é possível? Confira algumas dicas:

1- Avalie seu currículo

Parece óbvio que o currículo, como seu primeiro passo para entrar na empresa, precise estar bem feito. Porém, muitas pessoas colocam suas informações sem de fato avaliá-las. Para que seu currículo se destaque dos demais é necessário focar no que é relevante, adequado e apresentá-lo de forma clara e sintética, o que nem sempre somos capazes de julgar. A dica é: peça a uma pessoa de fora do seu círculo familiar/social para ler seu currículo e apontar possíveis faltas em relação aos quesitos citados.

2- Liste empresas em que tem interesse em trabalhar
Fazer o levantamento de empresas da sua área almejada e com as quais tenha afinidade pode ajudar a direcioná-lo para conhecê-las com maior profundidade e consequentemente estar mais preparado para um possível processo de seleção. Isso também te encaminha para a próxima dica.

3- Conheça as competências valorizadas
Sabendo mais sobre a empresa, você pode pesquisar as vagas que ela oferece e entender o perfil que está sendo buscado e, por sua vez, se você se identifica com o mesmo. Conhecer os aspectos que a empresa valoriza também pode te deixar mais preparado para uma entrevista ou dinâmica. De antemão, lembre-se: para quem vai iniciar uma nova atividade, como um estágio, demonstrar adaptabilidade e flexibilidade é essencial. Boa comunicação e trabalho em grupo também contam pontos.

4- Defina experiências relevantes
É absolutamente normal que ao buscar um estágio o candidato não tenha experiências anteriores no mercado de trabalho, mas, certamente, até o momento da busca pela vaga, acumulou vivências que podem demonstrar seu perfil e potencial. Vale a pena ter em mente pesquisas e trabalhos escolares reconhecidos, participações em palestras e eventos, atividades extracurriculares, intercâmbio, dentre outros, desde que condigam com a vaga buscada.

5- Chegue com antecedência
Quando for chamado para um processo seletivo, busque chegar com antecedência, evitando que possíveis contratempos atrapalhem ou tirem sua concentração. Além do mais, chegar cedo ao local permite que você se ambiente e observe a forma como as pessoas se portam ou se comunicam na empresa.

6- Confira as vagas de estágio da Clave
Recorrentemente divulgamos em nossa página do Facebook e no Twitter vagas de estágio em grandes empresas. Fique de olho! Quem sabe a próxima não é a sua?
Você já colocava alguma das dicas em prática?

Este post tem 3 comentários

Deixe uma resposta