sucesso

julho 30, 2020

Publicado por: Clave Consultoria

Sucesso Profissional, Felicidade e Autoconhecimento

Sucesso Profissional: O que é, onde vive e do que se alimenta?

Ser um profissional de sucesso é o desejo de praticamente todos nós, que dedicamos horas valiosas de nossas vidas a todas as demandas que o mundo do trabalho nos impõe. No entanto, uma questão central acaba passando despercebida nessa história, que é a seguinte: Como eu identifico que me tornei um profissional de sucesso? Qual critério me garante que, a partir de determinado momento, faço parte deste círculo quase místico?

Nessa tentativa, vamos esbarrar em diferentes critérios: fama, reconhecimento (dos pares e do mercado), resultados alcançados, e claro, o aspecto financeiro. No entanto, temos inúmeros exemplos tanto a favor quanto contra tais critérios. Todo mundo conhece alguém que é referência em sua área, mas não sente o “sucesso”. Ou mesmo os inúmeros casos de pessoas que atingiram o sucesso financeiro, mas não parecem verdadeiramente realizadas.

Por outro lado, vemos pessoas altamente satisfeitas com a carreira, que se consideram bem sucedidas, e que não cumprem nenhum dos critérios que geralmente usamos. Não é estranho que estejamos acostumados a trabalhar com metas, KPIs e Fatores Críticos, mas para o nosso próprio sucesso profissional, ainda ficamos confusos?

Se estamos investindo tanto tempo e esforço em algo, não seria prudente ter um pouco mais de clareza sobre os indicadores de que atingimos aquilo que tanto buscávamos?

Autoconhecimento e o Sucesso Profissional

A primeira pergunta que precisamos fazer para tentar identificar o sucesso profissional é a seguinte: O que é sucesso profissional PARA MIM?

Mais do que nos guiarmos pelos critérios dos outros, precisamos entender o que isso define para nós mesmos, considerando nossa profissão, o mercado onde estamos inseridos, nossas metas pessoais, sonhos, propósito (já falamos sobre isso em outro artigo) e diversos outros fatores que são muito mais importantes do que a determinação alheia.

Em um artigo denominado “Transformação Individual, Ascensão Social e Êxito Profissional”,  Paulo Motta e Valentina Schmitt discutem a experiência de jovens de comunidades carentes egressos de projetos sociais de ensino de música clássica, e trazem uma reflexão importantíssima sobre sucesso profissional.

Os autores comentam que, apesar de as teorias de gestão apontarem diversos caminhos para o sucesso profissional, os jovens ascendidos socialmente têm um fator que se destaca, que é o autoconhecimento. Nas palavras dos autores, eles “têm consciência de suas habilidades e competências, assim como de suas fraquezas, e sabem tirar vantagem de suas condições positivas.”

Nesse sentido, o autoconhecimento é o elemento central para podermos começar a definir sucesso profissional, pois somente considerando essas variáveis individuais podemos efetivamente determinar o NOSSO sucesso profissional. Para algumas pessoas, sucesso profissional pode ser se tornar CEO, outras vão preferir uma carreira mais técnica, enquanto outras vão se sentir bem sucedidas se estiverem em um trabalho que as permita ter mais tempo para atividades de voluntariado, lazer e vida pessoal, ainda que isso implique em não se tornar referência em sua área de atuação.

Com tantas variáveis a considerar, como podemos começar definir nosso sucesso profissional?

O Caminho do Sucesso Profissional na Prática

Com o objetivo de ajudar você a dar os primeiros passos nessa jornada (mais planejada e menos errática) rumo ao sucesso profissional, elaborei quatro dicas que vão te ajudar a investir tempo e esforço de maneira mais eficiente:

  • Invista no Seu Autoconhecimento: Busque se conhecer melhor e tenha mais clareza sobre o que faria VOCÊ se sentir profissionalmente realizado. Considere seus sonhos, seu contexto familiar, seu ramo de atuação e tente visualizar um futuro no qual você se sentisse verdadeiramente realizado.
  • Planeje-se e Comprometa-se: Com maior clareza sobre o que é sucesso profissional para você, elabore um planejamento e verdadeiramente se comprometa a realizá-lo. Lembre-se que esse planejamento pode e vai sofrer alterações ao longo do caminho, mas com metas simples e claras você tem chances maiores de alcançar seu resultado.
  • Use Sua Régua: Não meça o sucesso profissional (ou fracasso) pela régua dos outros. Seja fiel a você mesmo e aos seus valores, pois os sentimentos de realização ou frustração devem sempre se basear nas nossas expectativas e não na dos outros.
  • Desenvolva as Competências Necessárias: Independente do caminho que você escolher, há um conjunto de competências que serão cruciais para o seu sucesso profissional. Converse com pares, gestores (um mentor, talvez) e entenda quais características você precisará desenvolver para atingir seus objetivos.

 

Alcançar o sucesso profissional é um caminho complexo, mas importante para nossa felicidade, não apenas profissional, mas pessoal principalmente. Se você nunca havia pensado sobre isso, espero que nossa breve conversa tenha ajudado você a começar a refletir, e apontado um caminho inicial nessa jornada.

Se você quiser investir em autoconhecimento, seja para desenhar um caminho rumo ao sucesso profissional ou para tomar decisões mais informadas, pode sempre contar com o time da Clave Consultoria, que há mais de 15 anos vem ajudando grandes empresas a tomar decisões de pessoas de forma inteligente e eficaz.

Até o próximo!

 

Luiz Victorino é Ph.D, Head de Research and Methodology e Consultor de Estratégia da Clave Consultoria. Atua há mais de 15 anos em projetos nacionais e internacionais em gestão de pessoas e estratégia organizacional, além de pesquisas na área de Psicologia do Trabalho e das Organizações.