Você sabe qual é o seu principal talento?

agosto 13, 2020

Publicado por: Clave Consultoria

Você tem talentos na sua equipe?

Muitos de nós passamos a vida sem conseguir descobrir nossos verdadeiros talentos. Perdemos tempo focando excessivamente em corrigir nossas fraquezas o que nos leva a negligenciar nossos pontos fortes.

Buckingham e Clifton, autores do livro Descubra Seus Pontos Fortes afirmam que:

Somente 20% dos funcionários nas organizações sentem que seus pontos fortes estão sendo utilizados.

Mas por que não utilizamos nossos talentos e pontos fortes?

Voltando à nossa fase escolar, era extremamente comum nossos professores ressaltarem os pontos em que apresentávamos deficiências, “em matemática você não está indo bem, precisa concentrar mais esforço nesta matéria”. Isso lhe parece familiar?

Esse aspecto continuou a ser reforçado quando iniciamos no mercado de trabalho, onde fomos encorajados a corrigir nossos pontos fracos como único modo de progredir na carreira, melhorar nossa produtividade e performance.

É comum que o medo do fracasso acabe por nos impedir de desenvolver nossos pontos fortes, o que na verdade, segundo Buckingham e Clifton, deve ser o primeiro passo a ser realizado.

Remendar suas fraquezas jamais o levará à excelência

 O que é talento afinal?

Segundo Donald O. Clifton, PhD:

O talento é qualquer padrão recorrente de pensamento, sensação ou comportamento que possa ser usado produtivamente.

Do Latim, talentium, a palavra pode apresentar diferentes significados, fazendo referência a engenhosidade ou alguém que possui habilidade para realizar uma tarefa.

Lembre-se: TODO MUNDO TEM UM TALENTO!

Nossos talentos estão “escondidos” nas nossas reações naturais e são, portanto, mais difíceis de detectar e definir. Mas você pode ter algumas pistas para identifica-los.

Para identificar seus talentos, você precisa olhar para você mesmo, entender como os outros te veem. Para isso é fundamental o autoconhecimento, pois desta forma conseguirá “separar” a sua percepção sobre si, da avaliação do outro.

Os seus talentos são a chave dos seus pontos fortes. Então, separamos estes cinco conselhos para ajudar a identificá-los:

  1. Como você reage frente seus aos desafios?
    A maneira como você encara novos desafios revela aquilo que você lida bem ou mal. Uma boa forma de entender é analisar qual a sua tendência diante de novas situações, você adora novidades ou prefere atuar em um ambiente mais estável?

 

  1. Na maioria das suas escolhas, qual a sua tendência?
    Operamos por padrões e tendemos a repetir os nossos comportamentos. Quando realiza uma compra online, você pesquisa e analisa diversas informações ou toma decisões mais rápidas e com poucos dados?

 

  1. Lembra sobre o que falamos a respeito da escola lá no início deste artigo?
    Façamos o oposto: identifique no que você é bom!

 

  1. Pergunte a você mesmo: qual foi a situação em que aprendeu algo novo de forma muito rápida?
    Aqui está mais uma pista: se você domina algo em tempo recorde, há boa chance de que um talento natural esteja chamando por você.

 

  1. O que você faz no seu trabalho que te dá prazer?
    Essa é uma pista valiosa sobre seu talento.

 

Além destes, um primeiro passo é combinar seu talento com conhecimento e habilidades para construir um ponto forte.

 

Conhecendo um pouco mais sobre ponto forte?

Ponto forte = talento + conhecimento + técnicas

O primeiro passo para descobrir seus pontos fortes, segundo Calebe Luo, coach de Pontos Fortes da Gallup, é entender o que realmente te motiva e aconselha prestar atenção a cinco ocasiões:

  1. Desejo: as atividades que você executa naturalmente e que surgem a partir de uma motivação;

  2. Aprendizado rápido: atividades ou assuntos sobre os quais você aprende com mais facilidade;

  3. Estado de fluxo (ou flow): assuntos ou atividades a que você se dedica com prazer

  4. Vislumbre de excelência: tarefas que você realiza e chamam a atenção de forma positiva de outras pessoas

  5. Satisfação: atividades que proporcionam a sensação de felicidade e bem-estar

 

E claro, você irá perguntar: mas como faço com meus pontos fracos?

Todos nós temos e você deve conhecê-los, sejam eles quais forem! Mas lembrando que não é concentrando toda a sua energia em melhorá-los que você irá se transformar num profissional de sucesso.

O segredo para isso está em aprimorar os nossos talentos que são próprios, genuínos, adquirindo conhecimentos e técnicas. Ou seja, utilizar suas fortalezas para potencializar seus resultados.

 

Reconhecendo Talentos para uma Gestão de Alta Perfomance

É importante que você também reconheça os talentos de cada funcionário para que eles possam revelar o que fazem de melhor. É assim que você irá ajudá-los a alcançar alta performance e produtividade, com resultados positivos para a sua organização.

Rever os programas de desenvolvimento para que estejam orientados a expandir os pontos fortes, garantindo que estes venham à tona é de extrema importância quando se fala de uma gestão eficiente.

 

Quando sua mente é ampliada por uma ideia nova, ela nunca retornará ao seu tamanho original.

Oliver Wendell Holmes Sr

 

Quer entender mais sobre como descobrir os talentos na sua equipe?

Entre em contato conosco.

Até o próximo 

 

Débora Honda

É sócia diretora da Clave Consultoria, atua há mais de 15 anos em projetos de ganho de performance e aprendizagem nos principais setores da economia. Especialista em Mapeamento de Perfil com projetos nacionais e internacionais de transformação do ambiente organizacional. Pesquisadora sobre os impactos da transformação digital no futuro do mercado de trabalho, já auxiliou grandes companhias na construção de suas estratégias de Talent Management.

Nina Trolly

É analista de marketing na Clave Consultoria. Com mais de 5 anos de experiência no mundo corporativo tendo atuado em multinacionais e empresas nacionais. Engenheira de Produção pelo Centro Universitário La Salle com dupla diplomação em engenharia pela Flórida State University. É aluna da pós graduação em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão de Projetos pela Universidade Federal Fluminense.