Entrevista

agosto 21, 2020

Publicado por: Clave Consultoria

Entrevista! Você está preparado?

O telefone ou o e-mail chegam, e nele a mensagem e o convite: “Você foi selecionado para realizar a entrevista para A oportunidade. Mas com esse convite, vem a pergunta: Você está preparado?

E para te ajudar a responder essa pergunta, trouxemos para você algumas dicas de como se preparar para essa etapa. Mas antes, precisamos fundamentar essa etapa sob uma premissa super importante, as entrevistas são a portas de entrada de uma empresa e todo processo seletivo é uma via de “mão dupla”, o que significa que as duas partes escolhem: você escolhe a empresa e ela escolhe você.

E é com essa ideia que vamos começar a desdobrar os pontos abaixo:

Dica 1: Prepare-se e aprofunde

Não vá para a entrevista sem saber nada sobre a empresa. Pesquise tudo o que puder sobre ela, seus produtos, mercado que atua, valores, história, objetivo (missão, visão de negócio). Se tiver dúvidas, essa é a hora de anotá-las e levá-las com você para que você aprofunde ainda mais durante a conversa que você terá.

Então, para esse processo ser de fato uma via de mão dupla, você também deve preparar seu roteiro de entrevista. Não deixe para fazer isso na hora! É claro que algumas perguntas surgirão durante a entrevista, mas tenha em mãos as que já surgiram durante sua pesquisa.

Dica 2: Agradeça a oportunidade

Lembre-se: Você enviou o seu currículo e estava concorrendo com  100, 300, 500 pessoas… e selecionaram VOCÊ para a entrevista. Então, agradeça a oportunidade! Isso é essencial para um bom começo de relacionamento e networking futuro.

Dica 3: Pergunte sobre as próximas etapas

Perguntas são permitidas sim! Converse com o entrevistador sobre como serão as próximas etapas, por onde vocês manterão contato, como será o processo de retorno, quanto tempo leva para esse retorno, etc. Ninguém gosta de ficar angustiado esperando resposta do processo, então diminua isso alinhando o máximo possível na entrevista. E uma dica para a VIDA: “O alinhado não custa caro!”.

Dica 4: Avalie a compatibilidade: O seu perfil versus o seu perfil da empresa

Lembra quando falamos do processo ser uma via de mão dupla? Então, é muito importante avaliar e conhecer os valores e objetivos dessa organização. Verifique se eles estão alinhados com os seus. Estar em uma empresa é ser embaixador dessa marca, é viver esses valores. Reflita sobre a compatibilidade entre vocês.

Dica 5: Não se deixe levar pelas primeiras impressões, mesmo sendo positivas

Às vezes a gente se encanta por uma coisa e não consegue ver mais nada, ou o contrário, fechamos portas porque algo nos desanimou e não visualizamos todas as outras coisas boas. Avalie com calma suas percepções,   não tome decisões baseadas em primeiras impressões. Busque informações com pessoas que já trabalharam na empresa, seja diretamente ou indiretamente por sites, como Glassdoor, leia no Reclame Aqui como essa empresa trata seus clientes e veja as pesquisas de mercado.

Dica 6: Ouça todas as informações atentamente

Fique atento! Leia atentamente o e-mail que o recrutador te enviou. Ninguém é perfeito, e sei que o entrevistador é responsável por passar todas as informações necessárias. Mas você, como candidato, precisa prestar atenção e ter cuidado com as mesmas. Não seja aquela pessoa que repete a mesma pergunta 2 ou 3 vezes.

Dica 7: Entrevistas Online

 Hoje as empresas utilizam recursos infinitos para essas análises, por isso, conhecer algumas delas será fundamental. Há dentre tantos, dois que são importantes citarmos: Vídeo entrevistas e entrevistas por vídeo.

As vídeo entrevistas são feitas nas plataformas das empresas onde você acessará o sistema para gravar vídeos respondendo a perguntas dadas, num tempo estimado. E para isso, será importante você se preocupar com o ambiente onde realizará a gravação, com a estruturação da sua comunicação, sendo objetivo e claro, além disso, dar a melhor impressão sobre você. As vídeo entrevistas ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento e são compartilhadas com o RH e Gestor da posição.  Essa tecnologia ajuda no pré-filtro dos candidatos, otimizando tempo e deslocamento físico das pessoas, quando preciso.

Mas também são utilizadas as entrevistas por vídeo, e nelas, iguais as presenciais, o recrutador encaminha um link ou acesso a um sistema de sala de conferência onde você conversa com ele através de câmera.

Para ambos os processos será muito importante você se assegurar quanto à velocidade e qualidade de sua internet. Além de verificar se o ambiente / local está adequado, evitando barulhos ou ruídos que possam desviar sua atenção. E por último, mas não menos importante, sua imagem e apresentação pessoal, também serão chave nesse processo.

Com essas dicas você estará pronto!!! Arrase!

É psicóloga, Head of Talent Acquisition and Talent Management da Clave Consultoria, atua há mais de 15 anos em projetos nacionais e internacionais de Atração e Seleção. Especialista em mapeamento de perfil, para apoiar as empresas em suas tomadas de decisão mais assertiva.

Ingrid Emerick

Compartilhe este conteúdo!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn