A dinâmica de grupo pode ser um momento de tensão para muitos candidatos. Afinal, dentro daquele curto espaço de tempo todos são avaliados e precisam descobrir como demonstrar seu diferencial profissional. A tensão é natural, mas é preciso cuidado para ela não atrapalhar e te levar a cometer um desses erros:

1- Fazer o papel do candidato ideal 
 
Se você se preparou previamente, pesquisou sobre a empresa, a vaga e acha que sabe exatamente o tipo de candidato que está sendo buscado, tenha cuidado! Com isso, você pode acabar se esforçando demais para ser o candidato ideal e esquecer de ser você mesmo e isso será percebido facilmente.

2- Falar demais ou de menos 

Mais uma vez, vale a regra do seja você mesmo. Mas, fique atento: se você é uma pessoa muito extrovertida, precisa se policiar para não atrapalhar a dinâmica com falas excessivas ou não dar chance de outros candidatos mostrarem seus pontos de vista. Por outro lado, se você é demasiadamente tímido e não fala nada, corre o risco de que os profissionais não consigam avaliar o seu potencial. Veja como lidar com a timidez  e ganhar pontos a seu favor.

3- Fazer tudo sozinho 

Não é à toa que o momento da dinâmica de grupo é incluído em um processo de seleção. Se você chegou nesse ponto, lembre-se de pensar e agir coletivamente. Fale, argumente, mas também escute os demais e suas opiniões. Se preciso, assuma uma postura de liderança dentro do grupo, mas sempre fazendo com que todos desenvolvam a tarefa juntos.

4- Chegar despreparado 

Não pesquisar previamente sobre a empresa, sua história, seus produtos ou serviços, pode te prejudicar na hora da dinâmica de grupo. Imagine que vocês precisam resolver um case sobre determinado produto da empresa, todos os seus parceiros estão cientes do que se trata e você não. Na hora de buscar a resolução, provavelmente você não terá muito para contribuir com a discussão e dificilmente se destacará de forma positiva.

5- Fazer críticas inadequadas 

Evite perder o tempo designado para a dinâmica com críticas ao próprio processo seletivo ou a colegas. Lembre-se de que você está sendo avaliado e essa postura pode ser vista com maus olhos. Direcione suas críticas sobre o processo em outro momento, se houver possibilidade, com muito bom senso, e, caso queira dar feedback a outro candidato, faça com que seja construtivo e inspirador.