Com a proximidade do término do ano, é comum nos perguntarmos o que queremos fazer no ano vindouro e quais são nossos principais objetivos. Contudo, esse não é o único momento em que encaramos esse tipo de questionamento.  
 
Se você está procurando uma oportunidade de emprego ou estágio, participando de diversos processos seletivos, ou já passou por isso antes, é muito provável que já tenha ouvido de um entrevistador a seguinte pergunta: Como você se enxerga daqui a cinco anos?”. 
 
Aparecendo frequentemente em processos de seleção, esse questionamento visa avaliar se os seus objetivos estão alinhados com os da empresa, a partir das suas expectativas de vida profissional.  
É o caso de, por exemplo, ter uma estimativa de quanto tempo eles poderão contar com a sua permanência na empresa.  
 
Como responder a essa pergunta, então? 
 
Claro que cada pessoa tem seus próprios objetivos, como ter filhos ou abrir um negócio. Porém, se você está se candidatando para uma vaga, precisa mostrar o seu real interesse nela. Desse modo, sua resposta precisa contemplar o seu objetivo de desenvolvimento e crescimento, caso consiga a vaga. 
 
Sua resposta pode abranger a ideia de conquistar um cargo de liderança, ou de maiores desafios, por exemplo.  Outro fator que pode ser mencionado é o interesse em continuar atuando na área de trabalho almejada. 
 
Dessa forma, o entrevistador poderá perceber seu comprometimento e saber que a organização pode contar com você.