O desafio do RH em meio a transformação digital - Clave Consultoria

Quem nunca teve a sensação de que tudo esteja mudando tão rápido? Ou mesmo que não está dando conta de conseguir ler ou acompanhar tudo que está acontecendo? Pois é, realmente este fenômeno é algo que veio para ficar e só tende a crescer. Esta mudança constante é uma das características deste novo mundo e acelerada pela transformação digital.

Jia Watson, CEO do Studio 15, líder de uma das maiores marcas de moda socialmente responsável, diz a um artigo para a revista Forbes que:  “A tecnologia é tão integrada no cenário do business em geral atualmente, que praticamente todos os mercados que possuem alguma parte digital está expandindo cada vez mais para este caminho. Antigos sistemas e processos precisam ser repensados, e novas tecnologias precisam ser absorvidas para se manterem competitivas em sua indústria ou mercado.”

Se o nosso produto e indústria estão se transformando, nós como RH também precisamos.

Como nossas organizações podem mudar o modelo da operação do RH e assumir um caminho digital? A resposta está em dois pontos, criar uma cultura digital e repensar os atuais processos à luz da digitalização. É importante buscar ferramentas que podem trazer eficiência e soluções mais completas para as atividades.

E ter consciência de que experimentar a inovação pode ser um sucesso ou um desastre. O que nos proporciona sucesso é a abertura de mindset das equipes e dos líderes, à aprender qual pode ser o melhor caminho a cada movimento de inovação, afinal precisamos ser digitais e não trabalhar no digital.

Para conseguir entender o quanto as iniciativas digitais, e o quanto nossas ações possam estar mudando o panorama do negócio e transformando a cultura de nossas empresas precisamos de métricas e dados! Sem ambos, nossas atividades serão apenas achismos e nunca saberemos para onde direcionar os investimentos. Afinal, todos os dias milhares de novos processos ou tecnologias nascem, e para entender o que trás maior diferencial para nossa empresa ou negócio, apenas os indicadores e os dados podem ajudar.

A partir de um artigo da Delloite, intitulado Digital HR: Platforms, people, and work, descrevemos passos importantes para posicionar sua equipe de RH e sua organização na transformação digital:

1- Redefina sua missão:
É necessário definir regras para ajudar a gerenciar sua equipe, Exatamente para que todos possam se adaptar rapidamente ao jeito digital de pensar. Familiarizar-se com as estruturas organizacionais e modelos digitais de liderança.

2- Upgrade da tecnologia de gestão:
Substituir as plataformas de informação, focando na integração de sistemas e dados. Modernizar as ferramentas de aprendizado, recrutamento e gestão, trazendo sistemas de fácil utilização para os funcionários e candidatos.

3- Desenvolver a estratégia tecnológica de RH multi-anual:
Nos dias atuais as tecnologias de RH mundiais têm mudado com muita agilidade, e o importante é construir uma estratégia que inclua plataformas digitais, aplicativos, análise de dados, algumas ferramentas de Inteligência Artificial, cases de gestão e outras soluções interessantes para o negócio.

4- Construir um time de RH digital:
Criar times dedicados a explorar e construir outras soluções considerando soluções tecnológicas que possam potencializar a experiência do candidato e do funcionário em relação a aprendizagem e recrutamento. Atualmente, diversas empresas pioneiras na transformação digital como a GE e Itaú, já possuem times dedicados ao design digital de processos de RH, trabalhando com equipes multidisciplinares com áreas como TI, Marketing, entre outras.

5- Construa uma gestão de conhecimento integrada, dando suporte para que os Business Partners orientem a organização:
Repense o modelo e foco da experiência de seus funcionários, indicadores, cultura e novas maneiras de aprender. Certifique-se de que a comunicação seja clara, e que todos entendam que é necessário ter um time de alta performance, que compartilhe práticas e conhecimentos do que outras equipes estão fazendo.

6- Crie uma estratégia de inovação com sua equipe de RH: Estimule sua equipe a praticar a inovação como um comportamento. Muitas organizações estão usando usando novas atividades que estimulam a criatividade e a superação como:  sessões de design thinking, hackatons e etc. Reestruturar a forma de realizar recrutamento focando em utilizar ciência de dados para buscar no mercado perfis similares aos considerados high potential na sua empresa.

7 – Realizar job rotation com os novos entrantes da equipe de RH:
Regularmente estabelecer um job rotation dentro dos subsistemas de RH ou fora, usando times de inovação com mentores sênior e recrutar novos profissionais com skills analítico.

8- Benchmark:
Visitar outras empresas para trocar informações sobre os projetos e suas melhores práticas. Os times de RH podem trazer profissionais do mercado para falar a respeito de novos temas ou inovações na área,  entrar em grupos de pesquisa que buscam melhorias em RH, e continuar buscando constantemente novas ideias para liderar o desenvolvimento de projetos com foco na necessidade da cultura e do negócio. Os líderes atuais precisam ser inspirados com novas ideias e melhorias para a organização como um todo, e não apenas desdobrar uma idéia de um livro.

O que podemos destacar é que a cada dia mais a colaboração e a integração são necessárias, e só tendem a crescer. Pensar em uma área de RH ou uma organização fechada em silos, apenas fará com que seu negócio e seus processos fiquem cada vez mais obsoletos e menos competitivos.

Precisamos mudar não apenas nosso comportamento, mas sim o mindset em relação ao que queremos para a área de RH no futuro. Este é um movimento contínuo e exige o uso de informações e análise qualificada. Para isso, nós da Clave estamos adaptando os processos cada vez mais para ajudar nossos clientes e parceiros a avaliar o potencial digital dos candidatos e funcionários, dando suporte para o desenvolvimento deste novo comportamento tão importante para o futuro de suas empresas.

Referências:
Digital Transformation is Critical for Business Developement
Human Capital Trends
Leading Digital Transformation Office Hours with Joana Carrasqueira