Por que escolher uma profissão pode ser tão difícil | Clave Consultoria

O período no qual em que você precisa escolher qual carreira deseja seguir coincide com a fase onde, em geral, se está cercado de dúvidas e dilemas: a juventude. Apesar da pouca idade e das novas experiências e responsabilidades, é neste momento em que, quase sempre, o jovem precisa descobrir sua profissão, muitas vezes sem sequer vislumbrar o destino à sua frente. Mesmo que a tarefa seja incrivelmente fácil para uns, para outros, ela pode chegar a ser aterrorizantemente.

A juventude, por si só, caracteriza-se como um momento de encontros. Onde se busca encontrar quem você é e quem deseja ser. O que se quer e qual caminho seguir. Além das incertezas, você se depara com as cobranças e, em alguns casos, a pressão familiar.

E, como se não bastasse, existem ainda as influências externas. As constantes opiniões e recomendações de amigos, familiares, professores, jornais, revistas e celebridades que afetam o seu poder de julgamento e decisão. Para finalizar, deparamo-nos com uma enorme lista com mais de 20 mil cursos de graduação avaliados pelo MEC, equivalentes a mais de 250 carreiras. E, até aquelas profissões que você não fazia ideia de que existiam entram para o ranking.

Então, como acertar no curso que dará início a sua vida profissional e adulta?

Para começar, é preciso esclarecer um ponto: você não tem que encontrar uma profissão. Na verdade, você precisa se encontrar em uma profissão. Ou seja, descobrir algo que dê significado para a sua vida. Entenda que não é preciso ter medo, já nenhuma decisão é para sempre e é também absolutamente normal, que, com o passar dos anos, os interesses e aptidões mudem. Não é preciso seguir uma carreira que não lhe agrada somente porque foi o que você escolheu quando jovem. É preciso estar aberto a tentar de novo, caso o plano A não dê certo.

Em segundo lugar: busque identificar os seus talentos e pesquisar sobre suas áreas de interesse. Pesquise sobre os cursos e sobre o mercado. Conheça as diversas áreas do conhecimento para compreender os caminhos para onde cada profissão pode levar. Entenda os benefícios e malefícios de cada uma delas e opte por aquela que mais lhe agrade. Buscar um profissional de orientação de carreira, pode ser uma boa alternativa. Ele poderá auxiliá-lo neste encontro, ajudando-lhe a lidar melhor com cada fator que você deverá considerar antes de fazer a sua escolha. Há também, ferramentas como testes vocacionais que podem te auxiliar neste momento.

Atento a esses pontos, as opções ficarão mais claras e a decisão será tomada com sabedoria e autoconsciência.