Portfólio: um recurso que pode ser diferencial para qualquer profissional | Clave Consultoria

Profissionais que atuam em áreas ligadas à criatividade conhecem bem o conceito e o objetivo de montar um portfólio. Esse material nada mais é do que uma compilação de seus melhores trabalhos para mostrá-los ao mundo, inclusive possíveis contratantes. Num mundo onde, cada vez mais, os recursos visuais ganham atenção de todas pessoas, utilizar essa ideia pode ser uma estratégia interessante para profissionais de todas as áreas e níveis.

Mostrar o que você já realizou na carreira de forma visualmente atraente pode ser um diferencial tanto para a construção da sua marca pessoal quanto para surpreender o recrutador no momento de uma entrevista de emprego ou durante um processo seletivo. Se você nunca pensou em apresentar os seus trabalhos dessa forma – e, por isso, não sabe por onde começar – nós reunimos aqui algumas dicas valiosas. Confira!

 1 – Como montar um portfólio?

O ideal é que o material reúna os principais trabalhos que você já realizou ao longo de sua vida profissional. É importante fazer uma seleção minuciosa para que não seja muito extenso e nem muito resumido. Outra dica é que seja, de alguma forma, flexível suficiente para que você possa incluir ou retirar algum trabalho dependendo do cargo ou empresa ao qual você pretende se candidatar.

 2 – O que apresentar no portfólio?

Diferentemente do currículo, que mostra sua experiência profissional de forma ampla, no portfólio você deve apresentar detalhes de projetos que realizou durante sua vida profissional. Você pode, por exemplo, categorizá-lo por temas e resumir os desafios que enfrentou, as soluções que encontrou e os resultados que alcançou em cada projeto.

 3 – O portfólio é online ou impresso?

Os dois formatos podem ser usados, dependendo da ocasião. Uma boa ideia é ter um ambiente online onde estejam catalogados todos os projetos que você gostaria de reunir em seu portfólio. Você pode ter versões impressas, mais resumidas, de cada trabalho para apresentar em situações específicas – como em entrevistas, por exemplo. Existem diversas ferramentas digitais, algumas gratuitas, para montagem de portfólio, como Behance, DeviantArt, Wix, Wordpress, Google Docs etc.

 4 – Como usar o portfólio?

Além de apresentar seus trabalhos para recrutadores, você pode usar a versão online para divulgar suas realizações profissionais em seus perfis nas redes sociais ou grupos da sua área de atuação. Essas são algumas formas de usar o portfólio para construir e reforçar a sua marca pessoal. Manter o portfólio atualizado é fundamental para que você esteja preparado para oportunidades que possam surgir. Esse material também pode ser um importante apoio para estimular sua criatividade. Sempre que precisar encontrar saídas para novos problemas, você pode revisitar seu portfólio, onde suas antigas soluções estarão organizadas de forma estruturada.