Se seu emprego deixasse de existir hoje? Você estaria pronto para recomeçar? - Clave Consultoria

Não é novidade que o mundo está passando por um processo de evolução constante. Saímos da era industrial e estamos na era do conhecimento. No cenário VUCA, o mercado deixa de ser multigeracional ​e, independente de rótulos, a capacidade de se adaptar é o que faz mais diferença na empregabilidade do profissional. As pessoas deixam de se unir por gerações e experiência, e passam a conectar-se por PROPÓSITO. Neste contexto, estão os Flux, aqueles que sabem lidar com ambientes de negócio caóticos e confusos. ​Admitem a instabilidade e a inovação como regra, aceitam mudanças na carreira e gostam de rever certezas. ​

Mas, como aprender, desaprender e reaprender em um MUNDO Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo?

Segundo pesquisa da McKinsey, até 2030 a previsão é que 800 milhões de cidadãos perderão sua ocupação para as máquinas. O empreendedorismo, a capacidade de ousar e arriscar, ganham destaque como comportamentos requeridos no ambiente digital. Certamente, precisaremos ser verdadeiros atletas de alta performance naquilo que escolhemos fazer!

Descobrir seu principal talento e potencializá-lo, através do autoconhecimento, será fundamental em um mercado onde a diversidade nos squads é capaz de alcançar resultados infinitamente superiores.

Para nós, da Clave Consultoria, um profissional que quer desenvolver um Mindset Digital precisará investir em 3 principais pilares:

  • Open Mind (Abertura para ao novo). Você já parou para pensar quantas vezes perdeu oportunidade de fazer melhor aquilo que já faz bem feito? O Uber pensou diferente e foi capaz de reinventar um mercado muito consolidado!
  • Transformador (Influência positiva). Quantas vezes você pegou as manias das pessoas com quem você convive? A influência nos contamina e se não for bem direcionada, nos faz perder a capacidade para conectar os talentos individuais, como um HUB do negócio.
  • Empreendedor (Agilidade mental). Quais são as ferramentas de soluções digitais que você já ouviu falar? Podemos explorar tendências através da prototipagem e experimentação. Mas, não precisamos construir um robô para isso! É importante focar na solução digital, através das ferramentas disponíveis do mercado. Fique atento, tem muita coisa free!

Você pode estar se perguntando agora…

Se meu emprego pode acabar, eu tenho que ter Mindset Digital e ainda ser um atleta de alta performance?

Como posso me preparar para esse “tsunami” que já confirmou presença na minha vida?

O que se pode fazer para desenvolver esses comportamentos?

Selecionamos algumas dicas de como poderá aprender mais e mais rápido:

  • Open Mind

#1 Use tudo que está disponível para aprender – ​Seja curioso e potencialize seu repertório.

#2 Exercite a flexibilidade e capacidade de ouvir. Peça feedback.

#3 Melhore sua produtividade através do ​uso intensivo da tecnologia. ​

#4 Aumente seus conhecimentos sobre metodologias e ferramentas digitais (ex.: Design Thinking, métodos ágeis, etc).​

  • Transformador

#1 Amplie seu networking e troque conhecimento. ​

#2 Exercite sua capacidade de negociação ganha-ganha através na troca diária com as pessoas que estão ao seu redor. ​

#3 Faça novas amizades e desenvolva suas habilidades relacionais. Busque ser conexão positiva entre as pessoas. ​

#4 Provoque o status quo, mas apresente sugestões alternativas. ​

  • Empreendedor

#1 Aprenda a olhar para você como uma unidade de negócio que precisa dar lucro e ser competitiva.

#2 Amplie seu conhecimento sobre metodologias e ferramentas digitais. Exercite melhorias no curto, médio e longo prazo. ​

#3 Pense em soluções modernas e tecnológicas. Faça do ​seu espaço um centro de pesquisa e inovação.

#4 Busque entender o que está acontecendo no mercado. ​Traga novidades para suas atividades do dia a dia e participe ​de projetos multidisciplinares.

Mas cuidado! Segundo Jim Collins​, se você tiver mais que 3 prioridades, então não terá nenhuma.

O equilíbrio, bem-estar físico e mental são fundamentais para o processo criativo! Sendo assim, para construir seu PDI, é importante que defina pelo menos 1 objetivo de mudança comportamental (Mindset Digital)​, estipule metas factíveis e crie indicadores para mensurar os resultados​.

Já pensou em utilizar o Business Model Canvas para construir seu planejamento de carreira? Experimente!

Gostou do nosso conteúdo? Quer saber mais sobre como provocamos a transformação na vida das pessoas e das organizações? Entre em contato com a gente (www.claveconsultoria.com.br).