Você é um profissional accountable? - Clave Consultoria

Vamos partir do início…

Não há uma tradução exata para o português da palavra accoubtability, mas o termo altamente utilizado no mundo corporativo, pode ser traduzido como responsabilidade com ética.

O livro “The Oz Principle” (o Princípio de Oz), escrito por Roger Connors, Craig Hickman e Tom Smith, traz uma definição interessante sobre accountability:

“Ter senso (individual ou coletivo) de responsabilidade por resultados”

Percebemos que cada vez mais as empresas têm valorizado profissionais considerados accountable, pois cumprem a palavra (são éticos), entregam o que prometem (são responsáveis) e assumem a responsabilidade voluntariamente (são protagonistas).

É impressionante como as competências pessoais ou soft skills ganham destaque neste cenário. Listadas no relatório produzido pelo Fórum Mundial Econômico (http://www3.weforum.org/docs/WEF_Future_of_Jobs.pdf), podemos perceber que a adaptabilidade e flexibilidade serão cada vez mais fundamentais no processo de aprendizagem e “desaprendizagem” dos profissionais.

Quais as características de um profissional accountable?

Na prática, um profissional accountable é aquele que gera resultados através de ações pró-ativas em prol de algo maior.

Se você fosse um produto, traria retorno para o investidor? Agora pensando como um colaborador, que trabalha em uma empresa…. A empresa faz bom investimento, tendo você no time?

Para nós, da Clave Consultoria, as principais características esperadas envolvem 4 conceitos:

  1. Consistência de Resultados: Tem foco na produtividade, produz as coisas certas, é eficiente e gera crescentes resultados, não oscila nas entregas.
  2. Resistência a pressão: Se mantém em equilíbrio em situações de stress, é resiliente, lida bem com frustrações, é flexível e transforma adversidade em oportunidade.
  3. Influência sobre pessoas: Gerencia conflitos, é politicamente ágil, habilidoso na comunicação, lidera mudanças através dos outros e é receptivo trocar sobre novas ideias.
  4. Agilidade mental: Introduz novas perspectivas, é curioso, analisa diferentes possibilidades de solução e é ágil para aprender.

E como faço para me desenvolver? Como posso adquirir estas características?

Acreditamos que nós somos responsáveis pelo nosso próprio sucesso!

Portanto, o primeiro passo é investir no seu AUTOCONHECIMENTO. Não espere ser demandado por seus superiores. Assuma a dianteira para resolver os problemas e se responsabilize pelas consequências.

Quer saber mais sobre como podemos contribuir com a transformação das pessoas na sua empresa?

Entre em contato com a gente (www.claveconsultoria.com.br)

Equipe Clave