Você pode até ser muito bom naquilo que você faz, mas manter os estudos e as leituras em dia é essencial para continuar no caminho da excelência. Pelo menos é o que diz uma matéria recém publicada no portal “Quartz Media”. 

O texto reuniu hábitos de leitura e estudos de importantes nomes mundiais como Bill Gates e Barack Obama e identificou os principais métodos para aplicar aquilo que você aprende na sua carreira, buscando melhorar cada vez mais. Confira as dicas abaixo: 

  1. Identifique conhecimentos que serão valiosos para você no momento certo.

O valor do conhecimento é algo que muda por diversos fatores, mas principalmente, de acordo com a sua demanda no mercado. Seja capaz de identificar aquilo que será necessário. Por exemplo, tecnologias estão em constante desenvolvimento, ter a habilidade de reconhecer conhecimentos que serão necessários para operá-la no futuro e efetivamente se dedicar a isso dará a você um importante diferencial. 

  1. Busque aprender e mostrar o que aprendeu rapidamente.

“Depois de ler milhares de livros, descobri que entender e usar modelos mentais é uma das habilidades que todos devem aprender. Ela fornece uma base sólida de conhecimento que se aplica em todos os campos. Então, quando você adentra em um novo campo, você tem conhecimento anterior que pode utilizar para aprender o novo assunto de forma mais rápida”, diz Michael Simmons no artigo do Quartz.  

  1. Seja capaz de expor aos outros o valor das suas habilidades.

Pessoas com as mesmas habilidades podem tem salários e remunerações completamente diferentes. O que há de distinto entre elas? Muito provavelmente sua capacidade de comunicar o que são capazes de fazer. Saiba “vender o seu produto”, bem como o valor daquilo que você faz. 

  1. Converta o seu conhecimento em resultados.

Encontrar um emprego que lhe pague bem é só uma das possíveis maneiras de converter seus conhecimentos em resultados. Outras maneiras de fazer isso acontecer podem ser através da construção de um negócio bem-sucedido, venda do seu conhecimento como consultor ou, até mesmo, construindo uma boa reputação como “líder de pensamento estratégico”. 

  1. Invista na sua aprendizagem.

Todas as pessoas têm um “portfólio” de conhecimentos no qual precisa investir. Entre livros e cursos que você deseja ler e realizar é preciso olhar com uma perspectiva financeira de retorno sobre investimento, gerenciamento de riscos e até desafios a serem encarados na construção de um portfólio diferenciado. 

  1. Desenvolva a habilidade de aprender a aprender.

Segundo Simmons, nossa taxa de aprendizado determina a rapidez com que nossos conhecimentos se acumulam ao longo do tempo. Considere alguém que lê um livro por semana contra alguém que demora 10 dias para ler um livro. Ao longo de um ano, essa diferença será extremamente significativa.